VII Curso para Capacitação de Árbitros Assistentes de Vídeo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

VAR

Foi realizado entre os dias 18 e 23 de junho no Resort Oscar Inn – Águas de Lindóia – SP, o VII Curso para Capacitação de Árbitros Assistentes de Vídeo organizado pela Comissão de Arbitragem da CBF, através da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol.

Na parte teórica, o curso teve com foco principal a compreensão clara acerca dos principais princípios e praticidades do sistema de Árbitros Assistentes de Vídeo. Possibilitou o entendimento do que poderá ser revisado, ou seja, as quatro categorias capazes de alterar o rumo de uma partida, com a definição/concordância acerca de o que é “claro e obviamente equivocado”.

No evento foi implementado o fluxo de trabalho e da comunicação entre VARs, Árbitro, Operador no futuro, com testes por meio da plataforma on-line (Protocolo, procedimentos, praticalidades, etc do VAR).

O treinamento off-line propiciou aos participantes familiarizarem-se com a configuração/os equipamentos do VOR (provedor da tecnologia de apoio). Boa parte dos equipamentos será uma ‘novidade’ total aos usuários e é imperativo que estes compreendam como esses equipamentos funcionam (vantagens e desvantagens).

Em situações simuladas, times foram designados para criar situações breves em partidas, visando praticar o aspectos como o uso da tecnologia; comunicação entre árbitro e VAR/AVAR (e operador); identificação de ‘erros claros e óbvios’ e de ‘incidente sério perdido’; revisão apenas de VAR ou revisão em campo de jogo (OFR); gestos/sinais, adiando a bandeirinha/apito; gestão de jogadores, etc.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×